18 de jul. de 2017

Quilombos do Vale do Jequitinhonha na Reunião Anual da SBPC, em Belo Horizonte


 
A convite da Finep, o projeto Quilombos do Vale do Jequitinhonha: Música e Memória participará da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na próxima quinta-feira, 20 de julho, em Belo Horizonte.
 
A coordenadora do projeto, Evanize Sydow, fará uma palestra às 15h30, no Espaço Finep, na Universidade Federal de Minas Gerais. Ela vai falar sobre o processo de pesquisa de campo e a participação dos quilombolas numa iniciativa que resultou num amplo trabalho sobre 59 comunidades tradicionais dos municípios de Berilo, Chapada do Norte, Minas Novas e Virgem da Lapa, localizados no Vale do Jequitinhonha.
 
O trabalho contou com o patrocínio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), além de Itaú, Petrobras, Cemig e Milton Kanashiro Arte, Cultura e Cidadania. Os quatro anos de pesquisa junto aos quilombolas renderam um livro, 30 vídeos de curta-metragem, um banco de imagens e um site onde todo o material é acessado gratuitamente: www.quilombosdojequitinhonha.com.br.
 
A Reunião Anual da SBPC é o maior evento de divulgação científica da América Latina. No estande da Finep, um dos maiores da mostra, os visitantes vão "vivenciar" a história do planeta e da Finep com a máxima percepção de realidade dentro de uma sala de projeção 3D que dispensa o uso de óculos.
 
O evento tem entrada gratuita e é aberto a todo o público.
 

Nenhum comentário: